Visão Geral

Práticas de Governança Corporativa

 

Por acreditar que um modelo sólido de governança inspira maior confiança no mercado e promove o fortalecimento do ambiente empresarial, a Mills, atualmente listada no segmento Novo Mercado da B3, busca constantemente aprimorar seus padrões de governança corporativa aos seus valores e ao seu negócio, zelando sempre pela prática de condutas éticas e sustentáveis.

Alinhada às melhores práticas de governança corporativa, a Mills adota no seu dia a dia princípios da transparência, equidade, prestação de contas (accountability); e responsabilidade corporativa.

Pelo princípio da transparência, entende-se que a administração deve divulgar não só o desempenho econômico-financeiro da companhia, mas também todos os demais fatores (ainda que intangíveis) que norteiam a ação empresarial. Por equidade entende-se o tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários, empregados, clientes, fornecedores ou credores. A accountability, por sua vez, caracteriza-se pela prestação de contas da atuação dos agentes de governança corporativa a quem os elegeu, com responsabilidade integral daqueles por todos os atos que praticarem. Por fim, responsabilidade corporativa representa uma visão mais ampla da estratégia empresarial, com a incorporação de considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

 

Novo Mercado

 

O Novo Mercado é o segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometem, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira. A listagem nesse segmento especial implica na adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas.

Dentre as práticas adotadas pela Mills, destacam-se:

  • Capital social composto exclusivamente por ações ordinárias com direito a voto;
  • Tag along 100%, ou seja, em caso de venda do controle, todos os acionistas têm direito a vender suas ações pelo mesmo preço oferecido ao controlador;
  • Cumprir padrões mínimos de divulgação trimestral de informações;
  • Seguir políticas mais rígidas de divulgação com relação às negociações realizadas pelos acionistas controladores da Companhia, conselheiros e diretores envolvendo valores mobiliários de sua emissão;
  • Disponibilizar aos acionistas um calendário de eventos societários;
  • Disponibilizar relatórios financeiros anuais em um padrão internacionalmente aceito;
  • Realizar, pelo menos uma vez ao ano, reunião pública com analistas e quaisquer outros interessados, para divulgar informações quanto à sua respectiva situação econômico-financeira, projetos e perspectivas; e
  • Conselho de Administração composto por, no mínimo 2 (dois) conselheiros independentes – ou 20% (vinte por cento), o que for maior, com mandato unificado, no máximo, 2 (dois) anos, permitida a reeleição, para os membros de seu conselho de administração;
  • Regra de necessidade de oferta pública de aquisição em caso de saída do Novo Mercado ou cancelamento do contrato com a B3, para recomprar as ações de todos os acionistas pelo valor econômico, no mínimo; e
  • Adesão à cláusula compromissória de arbitragem.

 

Órgãos da Administração

 

A Companhia é administrada (i) pelo Conselho de Administração, que tem como principal objetivo estabelecer a orientação geral dos negócios e decidir sobre questões estratégicas visando maximizar o valor, proteger o patrimônio e promover o crescimento contínuo da Companhia, respeitados sempre os valores e os princípios da Mills Solaris; e (ii) pela Diretoria Estatutária, que, dentre outras competências, visa o cumprimento da orientação geral dos negócios da Companhia estabelecida pelo Conselho de Administração.

Alinhada às boas práticas de governança corporativa, a Mills Solaris possui três comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, conforme demonstrado abaixo.

Programa de Integridade

O Programa de Integridade se aplica a todos os colaboradores da Mills e pessoas com quem nos relacionamos, sejam clientes, fornecedores e demais parceiros de negócios, e tem como objetivo consolidar as iniciativas da Companhia para a promoção da integridade, da ética e da mitigação de riscos.

O nosso programa foi estruturado em nove pilares, separados em três principais categorias, que você irá conhecer a seguir:

Prevenir

1º Pilar: Patrocínio da Alta Administração

O Programa de Integridade possui o patrocínio de toda a alta administração da Companhia, que inclui CEO, diretoria e Conselho, reforçando o compromisso da Mills Solaris com os mais altos níveis de padrões éticos e morais.

2º Pilar: Avaliação de Riscos

Aqui, nosso foco é realizar a análise de riscos relacionados a conformidade, corrupção e fraude. Avaliamos o cumprimento de regulamentos e procedimentos internos, assim como o cumprimento das leis do nosso país.

3º Pilar: Código de Conduta e Políticas de Compliance

O Código de Conduta é uma importante ferramenta para nortear os nossos colaboradores e as demais pessoas com quem nos relacionamos sobre os padrões de comportamento que a Mills Solaris acredita serem importantes na condução dos negócios.

4º Pilar: Controles Internos

Controles Internos existem para assegurar a precisão e a clareza dos registros contábeis e a confiabilidade de relatórios e demonstrações financeiras da Companhia.

5º Pilar: Treinamento e Comunicação

Este pilar tem por objetivo garantir o treinamento e a capacitação de colaboradores e terceiros e estabelecer mecanismos para verificar a retenção e a compreensão das informações por parte dos colaboradores treinados em todos os assuntos relacionados ao Programa de Integridade.

Detectar

6º Pilar: Canais de Denúncias

Uma ferramenta baseada nas melhores práticas de Compliance do Brasil e do mundo. Aqui, garantimos a sua segurança e preservamos o seu anonimato. É rápido, sigiloso e fundamental para fortalecer o nosso compromisso com os valores de idoneidade que norteiam o nosso trabalho.

7º Pilar: Gestão de Terceiros

A Gestão de Terceiros está relacionada à adoção de medidas de integridade com nossos parceiros de negócios, incluindo cláusulas de integridade e anticorrupção, assim como previsão de aplicação de penalidades contratuais em caso de descumprimento de tais cláusulas, em todos os nossos acordos comerciais.

Neste pilar, também se enquadram os procedimentos sobre a realização de verificações prévias a fusões, aquisições ou outras operações societárias.

Responder

8º Pilar: Investigações Internas

Toda e qualquer irregularidade apontada é investigada com o objetivo de confirmar sua veracidade e passa por deliberação das tratativas pelo Comitê de Ética, de forma a garantir sua pronta interrupção e definição das medidas disciplinares a serem aplicadas, de acordo com o tipo de infração cometida.

Tais medidas são aplicadas a qualquer colaborador da Companhia, independentemente de sua posição.

9º Pilar: Auditoria e Monitoramento

Todo o Programa de Integridade possui mecanismos de monitoramento com a apresentação de estatísticas, métricas e outros dados e, periodicamente, para validação destes dados, o programa poderá passar por processo independente de avaliação externa.

Código de Conduta

Existente desde 2015, o Código de Conduta funciona como um guia para administradores, colaboradores, prestadores de serviços e demais pessoas e organizações com as quais a Mills  se relaciona e preza o caminho da ética e da transparência.

Com a atualização, realizada em 2020, esperamos fazer dessa empresa um lugar cada vez mais íntegro e diverso, contando com o compromisso de todos de trabalharem com responsabilidade.

Clique aqui para acessar os Códigos e Políticas da Companhia.

Canais de Denúncia

Uma ferramenta baseada nas melhores práticas de Compliance do Brasil e do mundo. Aqui, garantimos a sua segurança e preservamos o seu anonimato. É rápido, sigiloso e fundamental para fortalecer o nosso compromisso com os valores de idoneidade que norteiam o nosso trabalho.

Clique aqui para acessar o site ou ligue para 0800-882-0616, de Segunda a Sexta das 09h às 17h.

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