Segundo o IBGC, governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, auditores independentes e conselho fiscal. Os princípios básicos que norteiam esta prática são: (i) transparência; (ii) equidade; (iii) prestação de contas (accountability); e (iv) responsabilidade corporativa.
Pelo princípio da transparência, entende-se que a administração deve divulgar não só o desempenho econômico-financeiro da companhia, mas também todos os demais fatores (ainda que intangíveis) que norteiam a ação empresarial. Por equidade entende-se o tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários, empregados, clientes, fornecedores ou credores. A accountability, por sua vez, caracteriza-se pela prestação de contas da atuação dos agentes de governança corporativa a quem os elegeu, com responsabilidade integral daqueles por todos os atos que praticarem. Por fim, responsabilidade corporativa representa uma visão mais ampla da estratégia empresarial, com a incorporação de considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.
O Conselho de Administração deve estabelecer a orientação geral dos negócios e decidir sobre questões estratégicas visando maximizar o valor, proteger o patrimônio e promover o crescimento contínuo da Companhia, respeitados sempre os valores da Mills Solaris.
Alinhada às boas práticas de governança corporativa, a Mills Solaris possui três comitês de assessoramento ao Conselho de Administração. Cabe aos comitês tornar a atuação do Conselho de Administração mais eficiente, potencializando as discussões pertinentes com recomendações fundamentadas, auxiliando no desempenho de suas funções legais e estatutárias.
O Programa de Integridade se aplica a todos os colaboradores da Mills Solaris e pessoas com quem nos relacionamos, sejam clientes, fornecedores e demais parceiros de negócios, e tem como objetivo consolidar as iniciativas da Companhia para a promoção da integridade, da ética e da mitigação de riscos.
O nosso programa foi estruturado em nove pilares, separados em três principais categorias, que você irá conhecer a seguir:
Prevenir
1º Pilar: Patrocínio da Alta Administração
O Programa de Integridade possui o patrocínio de toda a alta administração da Companhia, que inclui CEO, diretoria e Conselho, reforçando o compromisso da Mills Solaris com os mais altos níveis de padrões éticos e morais.
2º Pilar: Avaliação de Riscos
Aqui, nosso foco é realizar a análise de riscos relacionados a conformidade, corrupção e fraude. Avaliamos o cumprimento de regulamentos e procedimentos internos, assim como o cumprimento das leis do nosso país.
3º Pilar: Código de Conduta e Políticas de Compliance
O Código de Conduta é uma importante ferramenta para nortear os nossos colaboradores e as demais pessoas com quem nos relacionamos sobre os padrões de comportamento que a Mills Solaris acredita serem importantes na condução dos negócios.
4º Pilar: Controles Internos
Controles Internos existem para assegurar a precisão e a clareza dos registros contábeis e a confiabilidade de relatórios e demonstrações financeiras da Companhia.
5º Pilar: Treinamento e Comunicação
Este pilar tem por objetivo garantir o treinamento e a capacitação de colaboradores e terceiros e estabelecer mecanismos para verificar a retenção e a compreensão das informações por parte dos colaboradores treinados em todos os assuntos relacionados ao Programa de Integridade.
Detectar
6º Pilar: Canais de Denúncias
Uma ferramenta baseada nas melhores práticas de Compliance do Brasil e do mundo. Aqui, garantimos a sua segurança e preservamos o seu anonimato. É rápido, sigiloso e fundamental para fortalecer o nosso compromisso com os valores de idoneidade que norteiam o nosso trabalho.
7º Pilar: Gestão de Terceiros
A Gestão de Terceiros está relacionada à adoção de medidas de integridade com nossos parceiros de negócios, incluindo cláusulas de integridade e anticorrupção, assim como previsão de aplicação de penalidades contratuais em caso de descumprimento de tais cláusulas, em todos os nossos acordos comerciais.
Neste pilar, também se enquadram os procedimentos sobre a realização de verificações prévias a fusões, aquisições ou outras operações societárias.
Responder
8º Pilar: Investigações Internas
Toda e qualquer irregularidade apontada é investigada com o objetivo de confirmar sua veracidade e passa por deliberação das tratativas pelo Comitê de Ética, de forma a garantir sua pronta interrupção e definição das medidas disciplinares a serem aplicadas, de acordo com o tipo de infração cometida.
Tais medidas são aplicadas a qualquer colaborador da Companhia, independentemente de sua posição.
9º Pilar: Auditoria e Monitoramento
Todo o Programa de Integridade possui mecanismos de monitoramento com a apresentação de estatísticas, métricas e outros dados e, periodicamente, para validação destes dados, o programa poderá passar por processo independente de avaliação externa.
Existente desde 2015, o Código de Conduta funciona como um guia para administradores, colaboradores, prestadores de serviços e demais pessoas e organizações com as quais a Mills Solaris se relaciona e preza o caminho da ética e da transparência.
Com a atualização, realizada em 2020, esperamos fazer dessa empresa um lugar cada vez mais íntegro e diverso, contando com o compromisso de todos de trabalharem com responsabilidade.
Clique aqui para acessar o Estatuto, Códigos e Políticas da Companhia.
Uma ferramenta baseada nas melhores práticas de Compliance do Brasil e do mundo. Aqui, garantimos a sua segurança e preservamos o seu anonimato. É rápido, sigiloso e fundamental para fortalecer o nosso compromisso com os valores de idoneidade que norteiam o nosso trabalho.
Clique aqui para acessar o site ou ligue para 0800-882-0616, de Segunda a Sexta das 09h às 17h.
Última atualização: 27 outubro, 2020