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Visão Geral

Práticas de Governança Corporativa

Por acreditar que um modelo sólido de governança inspira maior confiança no mercado e promove o fortalecimento do ambiente empresarial, a Mills, atualmente listada no segmento Novo Mercado da B3, busca constantemente aprimorar seus padrões de governança corporativa aos seus valores e ao seu negócio, zelando sempre pela prática de condutas éticas e sustentáveis.

Alinhada às melhores práticas de governança corporativa, a Mills adota no seu dia a dia princípios da transparência, equidade, prestação de contas (accountability); e responsabilidade corporativa.

Pelo princípio da transparência, entende-se que a administração deve divulgar não só o desempenho econômico-financeiro da companhia, mas também todos os demais fatores (ainda que intangíveis) que norteiam a ação empresarial. Por equidade entende-se o tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários, empregados, clientes, fornecedores ou credores. A accountability, por sua vez, caracteriza-se pela prestação de contas da atuação dos agentes de governança corporativa a quem os elegeu, com responsabilidade integral daqueles por todos os atos que praticarem. Por fim, responsabilidade corporativa representa uma visão mais ampla da estratégia empresarial, com a incorporação de considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

Novo Mercado

O Novo Mercado é o segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometem, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira. A listagem nesse segmento especial implica na adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas.

Dentre as práticas adotadas pela Mills, destacam-se:

  • Capital social composto exclusivamente por ações ordinárias com direito a voto;
  • Tag along de 100%, ou seja, em caso de venda do controle, todos os acionistas têm direito a vender suas ações pelo mesmo preço oferecido ao controlador;
  • Cumprir padrões mínimos de divulgação trimestral de informações;
  • Seguir políticas mais rígidas de divulgação com relação às negociações realizadas pelos acionistas controladores da Companhia, conselheiros e diretores envolvendo valores mobiliários de sua emissão;
  • Disponibilizar aos acionistas um calendário de eventos societários;
  • Disponibilizar relatórios financeiros anuais em um padrão internacionalmente aceito;
  • Realizar, pelo menos uma vez ao ano, reunião pública com analistas e quaisquer outros interessados, para divulgar informações quanto à sua respectiva situação econômico-financeira, projetos e perspectivas; e
  • Conselho de Administração composto por, no mínimo 2 (dois) conselheiros independentes – ou 20% (vinte por cento), o que for maior, com mandato unificado, no máximo, 2 (dois) anos, permitida a reeleição, para os membros de seu conselho de administração;
  • Regra de necessidade de oferta pública de aquisição em caso de saída do Novo Mercado ou cancelamento do contrato com a B3, para recomprar as ações de todos os acionistas pelo valor econômico, no mínimo; e
  • Adesão à cláusula compromissória de arbitragem.

Órgãos da Administração

A Companhia é administrada (i) pelo Conselho de Administração, que tem como principal objetivo estabelecer a orientação geral dos negócios e decidir sobre questões estratégicas visando maximizar o valor, proteger o patrimônio e promover o crescimento contínuo da Companhia, respeitados sempre os valores e os princípios da Mills; e (ii) pela Diretoria Estatutária, que, dentre outras competências, visa o cumprimento da orientação geral dos negócios da Companhia estabelecida pelo Conselho de Administração.

Alinhada às boas práticas de governança corporativa, a Mills possui dois comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, conforme demonstrado abaixo.

organograma

Integridade significa a qualidade de ser íntegro, que preza a ética em todas as suas ações. A integridade é um valor inegociável para a Mills, por isso, implementamos o Programa de Integridade para todos os colaboradores(as) da Mills e também para as pessoas com quem nos relacionamos: clientes, fornecedores e demais parceiros de negócios. O Programa de Integridade é um conjunto de mecanismos e procedimentos internos que tem como objetivo consolidar as iniciativas da nossa empresa para a promoção da integridade, da ética e da mitigação de riscos.

O programa foi estruturado em nove pilares, separados em três principais categorias: prevenir, detectar, responder.

PREVENIR

1º Pilar: Patrocínio da Alta Administração

O Programa de Integridade possui o patrocínio de toda a alta administração da nossa empresa. Nela, incluem-se nosso Conselho de Administração e Comitês de Assessoramento, nosso CEO e a Diretoria Executiva, reforçando o compromisso da Mills com os nossos princípios e valores éticos e morais. A área de Compliance é responsável por garantir o cumprimento do Programa de Integridade e reporta diretamente ao Conselho de Administração.

2º Pilar: Avaliação de Riscos

Aqui, avaliamos os riscos relacionados aos aspectos estratégicos, financeiros, de conformidade e operacionais, que incluem fraude e corrupção. Verificamos o cumprimento de políticas, regulamentos e procedimentos internos, assim como o cumprimento das leis aplicáveis aos nossos negócios.

3º Pilar: Código de Conduta e Políticas de Compliance

O Código de Conduta é uma importante ferramenta para nortear todos os nossos colaboradores e as demais pessoas com quem nos relacionamos, sobre os padrões de comportamento que acreditamos serem importantes na condução dos negócios. Neste pilar, abordamos a importância de políticas e procedimentos que orientam nosso relacionamento e nossa interação com o poder público, participação em processos licitatórios e doações filantrópicas e patrocínios, dentre outros.

4º Pilar: Controles Internos

Controles Internos existem para assegurar a precisão e a clareza dos registros contábeis e a confiabilidade de relatórios e demonstrações financeiras da nossa empresa. Dessa forma, trabalhos como auditorias internas e externas são conduzidos para apoiar a verificação da eficiência e da eficácia dos controles internos implementados.

5º Pilar: Treinamento e Comunicação

Este pilar tem por objetivo garantir o treinamento e a capacitação de colaboradores e terceiros, além de estabelecer mecanismos para verificar a retenção e a compreensão das informações por parte dos colaboradores treinados em todos os assuntos relacionados ao Programa de Integridade.

DETECTAR

6º Pilar: Canal de Denúncias

É uma ferramenta baseada nas melhores práticas de Compliance. Aqui, garantimos a sua segurança e preservamos o seu anonimato. É rápido, sigiloso e fundamental para fortalecer o nosso compromisso com os valores éticos que norteiam o nosso trabalho. 

7º Pilar: Gestão de Terceiros

A Gestão de Terceiros está relacionada à avaliação de riscos e à adoção de medidas de integridade com nossos parceiros de negócios, incluindo cláusulas de integridade e anticorrupção, assim como previsão de aplicação de penalidades contratuais em caso de descumprimento de tais cláusulas, em todos os nossos acordos comerciais. Neste pilar, também se enquadram os procedimentos sobre a realização de verificações prévias a fusões, aquisições ou outras operações societárias.

RESPONDER

8º Pilar: Investigações Internas

Toda e qualquer irregularidade apontada é investigada com o objetivo de confirmar sua veracidade e passa por deliberação das tratativas pelo Comitê de Ética, de forma a garantir a avaliação conjunta e independente, bem como a definição das medidas disciplinares a serem aplicadas, em conformidade com a nossa Política de Consequências, divulgada na intranet da Mills.

9º Pilar: Auditoria e Monitoramento

Todo o Programa de Integridade possui mecanismos de monitoramento com a apresentação de indicadores que são reportados periodicamente à Alta Administração, e que podem ser avaliados de forma independente.

Existente desde 2015, o Código de Conduta funciona como um guia para administradores, colaboradores, prestadores de serviços e demais pessoas e organizações com as quais a Mills  se relaciona e preza o caminho da ética e da transparência.

Com a última atualização realizada em 2022, esperamos fazer dessa empresa um lugar cada vez mais íntegro e diverso, contando com o compromisso de todos para trabalharem com responsabilidade.

Clique aqui para acessar os Códigos e Políticas da Companhia.

Uma ferramenta baseada nas melhores práticas de Compliance do Brasil e do mundo. Aqui, garantimos a sua segurança e preservamos o seu anonimato. É rápido, sigiloso e fundamental para fortalecer o nosso compromisso com os valores de idoneidade que norteiam o nosso trabalho.

Clique aqui para acessar o site ou ligue para 0800-882-0616, de Segunda a Sexta das 09h às 17h.

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